A Praça Tiradentes ganhou, em março, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). No local é apresentado um panorama abrangente da produção artesanal brasileira e os visitantes podem conhecer e comprar objetos produzidos por artesãos de todo o país, com matérias-primas de origem vegetal, derivadas de plantas e árvores.

O CRAB foi criado com a missão de reposicionar e qualificar o artesanato e ampliar a comercialização das peças produzidas pelos artesãos brasileiros. Além de apresentar grandes exposições e mostrar a variedade de técnicas e materiais utilizados, o CRAB também tem uma loja que realiza a venda de peças de artesanato que são referência no país.

Com curadoria de Adélia Borges e Jair de Souza, a exposição ‘Origem Vegetal: a biodiversidade transformada’ apresenta cerca de 800 peças elaboradas por artesãos das 27 unidades da Federação. São jogos americanos, luminárias, móveis, cestas, bolsas, talheres, joias, painéis decorativos, flores, brinquedos, tecidos, tapetes, almofadas, chapéus, mantas e esculturas. A lista de obras tem cerca de cem espécies vegetais que vêm sendo transformadas pelas mãos de nossos artesãos.

CRAB – Centro de Referência do Artesanato

Praça Tiradentes 67, 69 e 71, Centro, Rio de Janeiro.

Horários: às terças-feiras de 10h às 19h; de quarta a sábado, das 10h às 17h.

Entrada gratuita.